quinta-feira, abril 19, 2012

Visto de estudante de alemão...

Aplicamos o visto para estudante de línguas. (Bendito visto!)

Mas, até aí, houve muita informação desencontrada e/ou errada, além de algumas desnecessárias.

Aqui na Alemanha, as leis e alguns métodos de trabalho do setor público variam de estado para estado, isso eu já sabia, pois já li a respeito. O que também acontece bastante é também de cidade pra cidade e de Kreis pra Kreis (que é como uma região, abrangendo algumas cidades).
Vou explicar: Quando soubemos a respeito do visto de estudante de línguas, checamos no site da Embaixada Alemã no Brasil, todas as informações e documentos necessários, Ok.
No Brasil mesmo eu liguei para a Embaixada e tirei mais algumas dúvidas, só pra ter certeza, Ok.
Quando cheguei na Alemnha dessa vez, checamos no site da minha cidade, à qual Kreis ela pertence, para então, irmos até o departamento de estrangeiros, aqui chamado de Ausländeramt.
Quando chegamos lá, fomos informados que a nossa cidade pertencia sim àquele Kreis, porém para assuntos relativos a estangeiros da minha cidade, deveriam ser tratados em outro Kreis, e a mulher ainda foi bem pessimista, falou que achava difícil que nós conseguíssimos, e que se fosse lá, com certeza seria indeferido, mas que nós poderíamos tentar
(Mesmo assim, eu peguei a lista de documentos necessário desse Kreis, pois já queria dar uma espiada.)
Lá fomos nós, ligar e tentar marcar um horário pra falar com o povo do outro Kreis. Ninguém atendia. Quando atendia, não conseguíamos falar com a mulher que trata dos nomes de S a V, pois aqui é divido alfabéticamente, pessoas que tem sobrenome de A à Ca, falam com a fulana de tal, pessoas com sobrenome de Ca à Fe, falam com a ciclana, e por aí vai. E não pense que a fulana que atende de A à C vai responder sua dúvida! Seu nome é com G, ela não pode ajudá-lo. Simples assim.
Já estávamos preocupados com esse problema telefônico, quando resolvemos ir até lá, surpresa, eles não tem atendimento ao público às quartas-feiras. E adivinha que dia era?!! O Lindo já bem desgostoso com a situação, ligou de lá de fora do prédio, e depois de um tempo no telefone, finalmente conseguiu falar com a responsável pelo meu "caso", descobrimos também que os telefones estavam com problema, por isso não conseguimos antes.
A mulher foi muito gentil, abriu uma excessão e fomos atendidos na recepção do prédio mesmo.
Ela nos trouxe uma lista de documentos que precisávamos reunir, os horários que ela atende e disse também que não seria difícil. (O oposto do que a outra falou.)
Detalhe, não são só os documentos mostrados no site da Embaixada, tem ooooutros mais, que também são diferentes dos documentos pedidos pelo Kreis anterior. Beleza, passo um concluído.
Reunimos aos poucos os documentos, autorizações daqui, registros dali, comprovantes acolá, papel da Universidade e blá blá blá.
Neste meio tempo fiz o teste do A1, pra comprovar que já tenho algum conhecimento da língua, pra facilitar né!?! ;-)
Fui muito bem no teste, graças a Deus, tirei 95,5 de 100. O Schatz ficou todo orgulhoso!!! E eu fiquei super feliz!!
Ok. Documentos reunidos, agora pagar as taxas $$, pois tem taxas!!!
Taxas pagas, documentos entregues. Como meu visto de turista termina no fim do mês, já tenho uma autorização dizendo que posso aguardar aqui o deferimento do visto de estudante. (Autorização que também teve que ser paga!)
Não vou dizer que foi simples, pois reunir tudo dá trabalho, o bom é que o Lindo é muito organizado, e conseguimos tudo tranquilamente. Mas não foi tão ruim quanto eu imaginava. \o/
Agora, passo dois, esperar!!! ;-)

Cheiro da Flor...

3 comentários:

  1. Poxa Lú...nada fácil neh?
    mas o mais importante é a força de vontade de vcs e o pre sentimento que estou tendo de que tudo vai dar muito certo!!! PENSAMENTO POSITIVO MENINA !!!
    sorte sempre!!! super beijo ;-)

    ResponderExcluir
  2. ahh !!! depois quero saber como foi tudo tá? pretendo fazer o mesmo quando for para lá,ja tem alguma resposta?bjos

    ResponderExcluir

Eu fico feliz pelo seu comentário... ;-)