sábado, fevereiro 19, 2011

O que é o amor para mim?


Quem ainda não se fez essa pergunta, com certeza um dia fará!
Certamente, não há como limitarmos ou definirmos uma resposta exata para essa questão tão “profunda”...
Cada um descobre através de suas próprias experiências, boas ou ruins, o que é o amor para si.
Nesse processo de descobrimento pessoal do amor, um lar afetivo, relacionamento saudável com a família e entes próximos podem fazer com que tenhamos uma boa visão do amor, mas não necessariamente seja o que lapida o nosso “diamante do amor”, ou seja, a visão de amor que temos hoje.

Eu, Lu, posso dizer que aprendi muito com a minha família, mas também fui muito bem instruída fora do contexto do meu lar. E quando digo isso, não me refiro apenas a bons momentos, dignos de comercial de margarina, tive muitos momentos de dor (e sem anestesia!!hehe...)

Pra mim, o amor tem várias subdivisões, mas algumas das que eu considero mais importantes são: aceitação, disposição e esforço.

Aceitação: Subdivide-se em duas. Primeiro a auto-aceitação: quando não gostamos de nós mesmos, significa que não nos conhecemos, e conhecer-se implica saber o que se faz de bom e de ruim, onde se quer chegar, nossos próprios limites, o que podemos melhorar e no que somos realmente dignos de aplausos.
Em seguida vem a aceitação ao outro, como um ser humano, falho, às vezes meio perdido, com defeitos, mas assim como nós cheio de qualidades e sonhos; é estar aberto a conhecer a essência dessa pessoa sem saber ao certo o que encontrará ali.
Estar aberto, não significa concordar com tudo, pois conhecendo a nós mesmos sabemos até onde estamos dispostos à ir, o que nos leva à...
Disposição: Ao meu ver, essa deve vir acompanhada de doses cavalares de paciência e renúncia, dois ingredientes que andam em falta no mercado!!!
Estar disposto a ceder, a confiar, a se desculpar mesmo estando com a razão, a ser fiel, a ser leal, a suprir o outro com o que for preciso, seja tempo, orações, ouvidos (para as longas conversas),bens e até dinheiro, requer muita força de vontade. O que nos traz ao último tópico:
Esforço: Exercício constante de dedicação e empenho, realizado muitas vezes com uma força sobre humana, para favorecer a quem amamos (mesmo que eles nem imaginem!!!), em alguns momentos tendo como prêmio um lindo sorriso, um afago, um gesto carinhoso ou muiiitas vezes só a leveza de uma consciência tranquila com aquela sensação boa que se fez o que era certo!

Faz diferença ter valores, bom caráter e respeito ao próximo. Mas de forma especial, pra mim, não faria o menor sentido falar de amor, se eu não conhecesse o poder do Amor tremendo, restaurador, provedor e absurdo de Deus. Este é inegavelmente o alicerce da minha vida, eu não saberia amar se Ele não tivesse me amado primeiro!!!
Sei que ainda tenho muito a aprender, mas felizmente sei que estou segura na rocha do amor de Deus que é Jesus.... maior prova de amor já concedida!!!!

Um comentário:

  1. Bru, seu blog tá maravilhoso! ... Que post maravilhoso!! ... Voce fala com todas as palavras o que é o amor ... como é dificil amar, e como é bom amar! ... ♥ só posso dizer que Te Amo!! ♥

    ResponderExcluir

Eu fico feliz pelo seu comentário... ;-)